top of page

25 e 26 de novembro de 2019

8:30 às 18.00

DISCIPLINA SUS5021

SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE 1:

“Indicadores de sustentabilidade para a monitoramento dos efeitos de políticas, planos, programas e projetos”

Prof. Responsável: Tomás Augusto Barros Ramos (Universidade Nova Lisboa)

Profs. Colaboradores: Prof. Dr. Evandro Moretto e Prof. Dr. Marcelo Marine Pereira de Souza

Objetivos: Este curso pretende facultar formação sobre os principais conceitos, métodos e técnicas associados a indicadores de sustentabilidade e o seu papel no monitoramento dos efeitos decorrentes de políticas, planos, programas e projetos. Assim, neste curso serão analisados os diferentes tipos de abordagens e metodologias de concepção e desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade para a fase de seguimento (follow-up) de processos de política, planejamento e projeto incluindo as componentes de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) e de Avaliação Ambiental Estratégica, focando em particular o papel dos indicadores nas componentes de monitoramento e gestão dos efeitos ambientais e das medidas de mitigação ou recomendações.

Justificativa: Existe uma lacuna significativa na concepção e desenvolvimento da componente de monitoramento e gestão dos efeitos e recomendações/medidas associada a processos de avaliação ambiental de políticas, planos, programas e projetos. Os indicadores de sustentabilidade são um dos instrumentos que podem apoiar esta fase, pelo que podem assumir um papel relevante, ainda que na prática sejam frequentemente pouco utilizados ou, por vezes, inadequadamente ou insuficientemente conhecidos no contexto da AIA e da AAE.

Conteúdo programático:

1) Introdução aos indicadores de sustentabilidade: origens e fundamentos, objetivos, conceitos fundamentais, âmbito de aplicação, diretrizes e princípios de boa prática;

2) Principais diretrizes metodologias para concepção e desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade e o papel da participação pública: modelos conceptuais, princípios e critérios de seleção; métodos de envolvimento das partes interessadas/atores-chave; métodos de agregação e comunicação;

3) Utilização de indicadores de sustentabilidade enquanto instrumento de monitoramento e a sua associação com processos de política, planejamento e projeto, incluindo as componentes de AIA e AAE, em particular com a fase de seguimento (avaliação, monitoramento e gestão dos efeitos, recomendações e medidas);

4) Análise prática de casos de estudo reais;

 

5) Realização de trabalho de grupo;

 

6) Considerações finais

Número de vagas: 40

28 e 29 de novembro de 2019

8:30 às 18.00

DISCIPLINA SUS5021

SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE 2:

“Oficina com o editor: escrita, revisão e publicação de manuscritos científicos”

 

Prof. Responsável: Dr Tomás Augusto Barros Ramos (Universidade Nova Lisboa)

Profas Colaboradoras:  Profa. Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias e Profa. Wânia Duleba

 

Objetivos: Este minicurso pretende aprimorar a qualidade dos artigos científicos dos pesquisadores, alunos e professores vinculados ao PPgS e outros programas de pós-graduação na área de Ciências Ambientais. A proposta envolve exercícios em classe para aprimoramentos de artigos em elaboração.

 

 

Justificativa: A oficina “Escrita de manuscrito científico” buscará aprimorar a qualidade de artigos dos pesquisadores dos programas de pós graduação participantes do seminário. Estudar, produzir dados e publicar artigos é rotina da maioria dos estudantes de pós-graduação e pesquisadores, no entanto nem sempre o resultado da última etapa, a de publicação, é positivo. Durante a oficina será discutido como evitar alguns erros frequentes na escrita de artigos, serão apresentadas dicas de como fazer um bom resumo, a utilização de palavras adequadas. Além disso, deve-se chamar atenção para a forma de escrita do artigo, assim como das respostas aos revisores.

Conteúdo programático:

1) Introdução;

2) Questões preparatórias;

3) Escrita de manuscrito;

4) Revisão e resposta aos revisores;

5) Questões éticas;

6) Discussão e análise das versões preliminares dos artigos.

Número de vagas: 25.

Anuência prévia dos organizadores do evento. Critérios de seleção: Dar-se-á preferência aos alunos de doutorado e/ou mestrado, bem como egressos com manuscritos em andamento.

bottom of page