Convidados
Palestra de abertura:
Pesquisa Ambiental, Políticas Públicas e Governança
Eduardo Trani - Subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Especialista em transporte, habitação, e planejamento ambiental. Professor Doutor em várias Universidades nos últimos 30 anos. Co-autoria em publicações sobre planejamento ambiental e habitação. É Secretário Adjunto de Meio Ambiente do Governo de São Paulo (gestão 2019-2022).
Mediação
Prof. Dr. Paulo Santos de Almeida - Doutorado em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Doutor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona e orienta no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPG-S) e no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental e Ciclo Básico; Assessor Técnico da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (SGA-USP), Pós-doutorado (Visiting Scholar) pela University of California em San Diego/US; Ex-Diretor Executivo e Presidente da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal).
Link: https://psa.adv.br/
Mesa Redonda:
Justiça Climática e Socioambiental
Andréia Louback - Jornalista pela PUC-Rio, mestre em Relações Étnico Raciais pelo CEFET/RJ e especialista em justiça climática. Em 2021, foi uma das três brasileiras selecionadas para o programa do governo americano chamado Humphrey Fellowship (2021-22), de aperfeiçoamento profissional da Fulbright, na Universidade da Califórnia (UC Davis). Atualmente, faz uma residência profissional como especialista em justiça climática na United Nations Population Fund (UNFPA), sediada em Nova York, como parte do seu fellowship. Entre seus principais temas de atuação e paixão, estão: justiça climática e socioambiental, urbanização inclusiva e desigualdades raciais.
Carmen Araujo - Diretora executiva do ICCT Brasil, Carmen é engenheira de produção com mais de 20 anos de experiência em transportes e política ambiental. Conduziu ações e projetos associados políticas públicas para a redução de emissões veiculares e para a eficiência energética. Foi diretora do Instituto de Energia e Meio Ambiente. Atuou como consultora da Fundação Instituto de Administração- USP, tendo trabalhado em projetos na área pública. Foi professora do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP. Possui especialização em Gestão Ambiental (Unicamp) e MBA em Gestão da Tecnologia da Informação (FIA- USP).
Mediação
Prof. Dr. Evandro Mateus Moretto - Tem formação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da UNESP/Botucatu, Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP, Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar e Livre-docência em Avaliação de Impacto Ambiental pela USP. É Professor Associado da EACH USP, vinculado ao curso de Graduação em Gestão Ambiental, ao curso de Pós-graduação em Sustentabilidade/EACH/USP e ao curso de Pós-graduação em Ciência Ambiental - PROCAM/IEE/USP. Atua em pesquisa nos campos do Planejamento e Gestão Ambiental e da Avaliação de Impacto Ambiental.
Oficina: Troca de Ideias sobre Ciência: Publicação em periódico de alto impacto para todos e todas
Jhonathan Fernandes Torres de Souza - Cursou o ensino superior através da EACH/USP, graduando-se em Gestão Ambiental, adquirindo o título de Mestre em Ciências pelo PPG-Sus e atualmente cursando o último ano de doutorado no mesmo programa. Pesquisador na área de energia, ecologia industrial e cenários de redução de emissões de GEE. Também trabalhou como consultor com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e é revisor da Resources, Conservation and Recycling. Publicou mais de vinte trabalhos, entre eles, 4 artigos em revistas indexadas com conceito Qualis A1. A pesquisa durante o mestrado e doutorado têm sido financiadas pela FAPESP.
Silvia Mandai - Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), analisando os impactos cumulativos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Usinas Hidrelétricas (UHEs) na região amazônica. Mestre em Ciências (ênfase em Sustentabilidade) pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, analisando a inclusão da biodiversidade em Estudos de Impacto Ambiental do estado de São Paulo e o efeito da Avaliação de Impacto Ambiental para a conservação biológica no campo dos Instrumentos de Política Ambiental no Brasil. Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo.
Vitor Cano - Pesquisador interdisciplinar atuando nas áreas de biotecnologia ambiental e biologia molecular com foco em sistemas bioeletroquímicos aplicados para geração de energia, tratamento de águas residuárias e processos avançados de conversão de nitrogênio. Doutor em Ciências (Sustentabilidade), na área de ciência e tecnologia ambiental, pela Universidade de São Paulo, com doutorado sanduíche no Grupo de Pesquisa do Prof. Kartik Chandran (Dpt. Eng. Ambiental) da Columbia University (EUA). Obteve prêmio de melhor tese da USP (2021) e menção honrosa no Prêmio Capes de Tese (2021) nas áreas Multidisciplinar e Ciências Ambientais, respectivamente. Mestre em Ciências (Saúde Pública), na área de concentração de Saúde Ambiental, pela Faculdade de Saúde Pública da USP, com mestrado sanduíche no Instituto de Engenharia da Universidade Autônoma do México (UNAM) - Grupo de Pesquisa da Prof. Blanca Jimenez - no tema de tratamento de lixiviado de aterro sanitário com processos biológicos naturais e avançados.
Mediação
Prof. Dr. Alexandre Igari - Docente, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da EACH USP (PPgSUS - EACH-USP). Atua também como docente no curso de bacharelado em Gestão Ambiental da EACH-USP, nas áreas de Administração e Finanças aplicadas à Gestão Ambiental e de Economia Ecológica. Possui doutorado em Ecologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), com estágio de doutorado sanduíche concluído na Universidad de Alicante (Espanha). Simultaneamente ao período de doutorado sanduíche, cursou e obteve o mestrado europeu em Gestión y Restauración del Medio Natural pela Universidad de Alicante em 2012. Titulou-se como bacharel em Ciências Biológicas pelo IB-USP em 2005, e como bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Empresas, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em 1995. Os principais interesses de pesquisa direcionam-se à mudança do uso das terras rurais e aos processos de mudança institucional (normas e regras) sob as perspectivas teóricas da Economia Ecológica e da Governança dos Comuns.
Link: http://lattes.cnpq.br/5667978492643705
Mediação
Silvia Stuchi Cruz - Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da EACH USP (PPgSUS - EACH-USP), com enfoque na mobilidade ativa. Bacharel em Gestão Ambiental, pela EACH-USP e Mestre e Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Lille. Desde 2014, é diretora-fundadora do Instituto Corrida Amiga, organização social que promove a mobilidade ativa e temas relacionados. Desde 2018 é membro do conselho da International Federation of Pedestrians - IFP. Ganhadora do prêmio Estadão "Vozes da Mobilidade", "Descarbonário" da Climate Reality Brasil e recebeu menção honrosa do prêmio CAU Educa, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, todos em 2021.
Encerramento – 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade
Profa. Dra. Sonia Paulino (coordenadora PPgSus)
Prof. Dr. Marcelo Nolasco
(ex-coordenador PPgSus)
Prof. Dr. Sergio Pacca
(ex-coordenador PPgSus)
Prof. Dr. Profa. Dra. Wânia Duleba
(ex-coordenadora PPgSus)